sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Flor que Amava o Mar

Havia uma flor à beira de um rio que se apaixonou pelo mar. Talvez por ouvir o sussurro das águas do rio, que corriam ansiosas para desembocarem na sua imensidão, passou a amar profundamente aquele ser conhecido apenas pelo ouvir falar do vento e dos pássaros. Apaixonou-se por alguém que nunca viu, mas sempre sonhou. De longe ouvia o canto ritmado das ondas e se imaginava naqueles braços, numa dança contínua da qual só os que têm em si muito amor sabem o ir e vir. Sonhava com o dia em que pudesse estar envolvida por aquele tão admirado e imenso ser. E sentiria suas pétalas acarinhadas por alguém que, certamente, lhe saberia a alma de flor delicada.
Tanto sonhou e pediu, que um pássaro, sensibilizado, mesmo avisando-lhe do risco que corria, atendeu seu pedido de cortar-lhe a haste. Seguindo o rio e deixando-se levar pela correnteza, iria ao encontro de seu querido e a ele juntar-se-ia para sempre.
Caindo no rio, sentiu de imediato seu corpo gelar naquelas águas rudes e fortes que a arrastavam rapidamente. A princípio, gostou daquela velocidade com que ia ao seu destino. Depois sentiu a primeira mordida de um peixe que lhe amputou parte de uma pétala; começou, então, seu caminho de sofrimento. Troncos no meio do caminho insistiam em lhe obstruir a passagem e, cega, sendo levada pela força da água, batia contra pedras que iam lhe dilacerando e tirando sua beleza de flor. Enormes cachoeiras traziam quedas violentas. Medo vencido por uma determinação de quem sabe o que quer. Mesmo quase desmaiada e toda machucada, levava consigo o alento de ir encontrar com seu amor. Todas as dores do mundo não se comparavam à felicidade de realizar o seu sonho. Tudo vale a pena quando se ama.
Até que, muitos dias depois, totalmente deformada e quase inconsciente, viu chegado o momento com o qual sonhou. As águas do rio encontravam-se com o mar com tanto ímpeto que, no encontro, foi arremessada para cima. Naquele exato instante, olhou para o céu e agradeceu a Deus por haver chegado a quem tanto amou. E seus pedaços boiaram inertes sobre aquelas águas que, minutos depois, sequer lembrariam daquela pequenina criatura - um dia tão linda - Flor.
Poucos, além dos pássaros e do vento, souberam da flor, mas ela realizou seu sonho. Conheceu o mar!
Na vida, não podemos reclamar dos caminhos que escolhemos. Qualquer caminho é uma opção nossa. Até morrer de amor.
Pensando nisso, entre duas lágrimas com gosto de sal e o esboço de um sorriso irônico, de repente, me dei conta de uma coisa:
- Eu conheci o mar!
.
texto: paulo moreira

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Tempo de Felicidade - A Heloísa Nasceu

Chegou mais uma princesinha no mundo. Para não perder o carnaval, a HELOÍSA, filhinha da nossa amiga KEITH da Administração - Polo Araras e do Luiz Paulo, chegou.
.
Nasceu no dia 19 de fevereiro de 2009, às 11h44min, um pouquinho antes do tempo, mas supersaudável e já surpreendendo até aos médicos, pois nem no hospital precisou ficar. Mãe e filha estão ótimas, graças a Deus. Só alegria!
.
Na foto - Heloísa com a manhê e o paiê - todo mundo emocionado. E nós, do outro lado aqui, desejando a eles, tudo de melhor no mundo. Não tem jeito; os olhos marejam de felicidade.
.
Seja bem-vinda, nossa mais nova princesa. Estrelinha de Luz! Todos da Uniderp, felizes por sua chegada, te saudamos.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Matemática virou moda - Olha aí novas dicas!

Olha aí pessoal. Para um carnaval mais divertido, segue a dica de outro site de matemática, que o Rui do Polo Araras enviou. Verificamos que um aluno do Polo Dois Córregos e uma aluna do Polo Echaporã também citaram, em portfólios enviados ao professor Pedro, os dois sites que publicamos aqui. Agradecemos e convidamos esses alunos a deixarem seus nomes no mural e, aqueles que quiserem colaborar, para deixarem seus recados. Toda ajuda é bem-vinda. Na seção "Direto ao Assunto" você também pode acessar esse site sem sair do blog.
Na avenida, vai o Bloco dos Numéricos da Uniderp, com o samba de enredo "Elevado a Zero Todo Mundo Vira Um", fantasiados de raiz quadrada. Com um copinho de Q-Suco groselha na mão, claro!
Segue abaixo, o ótimo link de matemática. Bom Carnaval!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Um Site de Matemática - Útil e Legal

O portal "Só Matemática" é um site que tem tudo sobre matemática. Qualquer coisa que você procurar. Tem conceitos, explicações, exercícios, entretenimento, desafios, jogos, etc. Será muito útil, com certeza! O link para o portal também está disponível na seção "Direto ao Assunto", no canto deste blog, à direita.
O site é grátis e pede o cadastramento da pessoa (só o nome e a condição de estudante). Para resolver suas dúvidas, basta você digitar o que procura na busca geral. Exemplo: Função do 1º grau, funções quadráticas, grandezas, proporções, regra de três composta, equações do 2º grau... e ele te dá os links diretos para o assunto. Boa pedida para reforçar a matéria dada em sala de aula, fazer exercícios e estudar para a prova. Bons estudos!!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Como fica a língua portuguesa depois da reforma.


Para quem não está entendendo absolutamente nada nas aulas de matemática financeira sugiro esse site para pelo menos entender a língua portuguesa.

É só clicar no título

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

De Homo Sapiens a Daktylus Erectus

Ser contra a modernidade não é apenas falta de bom senso. É não saber viver neste mundo. Mas, certas coisas do passado têm um valor imenso e de algumas dessas coisas, sentimos falta. Não se trata de saudosismo, idade avançada, nada disso. Trata-se de ver um mundo em transição e, por vezes, perder a referência de valores.
Adão e Eva são bons exemplos disso. Pode hoje, haver variações de estilo, de funções, de genética, mas convenhamos:
- A configuração original é muito boa.
Nada em detrimento de novas versões; sejam todos bem vindos. É como o Windows. Tem uma porção deles, mas tem gente que não troca um XP por um Vista nem sob tortura.
Se Caim tivesse um controle remoto em mãos ou o teclado de um PC, talvez não brincasse de matar irmãozinho. A tecnologia avançou para a melhoria da nossa qualidade de vida.
Pensava nisso durante uma aula de matemática. Enquanto o professor explicava rapidamente sobre conjuntos, equações, etc. Gastava o triplo do tempo ensinando em como usar as calculadoras. Percebi uma coisa muito séria:
Algumas cabeças entendem um pouco de matemática, mas o dedo indicador é um fracasso quando se trata de calculadoras. Até entendem o cálculo, mas têm dificuldades de entender a linguagem desse ser dotado de teclas. Outras, não entendem nem o cálculo, tampouco a calculadora. Existem dedos completamente desajustados.
Originalmente, usava-se o dedo para várias funções. Escrever poemas na areia, arrancar chantilly de bolos, limpar o nariz e dedurar a irmã. E entre outros afazeres próprios de um dedo indicador, usávamos para chamar a professora de matemática, pedindo explicações sobre a falta de raciocínio sobre um cálculo qualquer. Tadinha. Ela explicava.
Nesse tempo, que não vai tão longe assim, era proibido o uso de calculadoras em salas de aula, em provas, em concursos públicos e em namoros. Ensinava-se matemática sem anestesia mesmo e isso nos obrigava aprender a usar o cérebro. Não sei se aprendemos, mas por romantismo talvez, alguns ainda preferem tentar resolver equações à unha, com o perdão do trocadilho. Para os dedos, aprendíamos datilografia. Talvez no futuro, aprendamos “dactilosofia” (a ciência dos dedos).
Hoje, existem momentos em que ficamos sem saber quem nasceu primeiro: o ovo ou a teclinha.
Se nossa cabeça der pane, até esperamos alguns meses para procurar um psiquiatra ou uma psicóloga. Mas, se nosso PC ou a calculadora apresentarem defeito, o conserto tem que ser no mesmo dia. Será que nossa inteligência passou procuração para as máquinas? Nossa mente era analógica e está sendo digitalizada?
Tudo que não se usa, atrofia. Músculos, vísceras, o cérebro.
Sob o pretexto de deixar o cérebro para coisas mais importantes, acabamos deixando o ato de pensar (que, a propósito, não pesa) para nosso, antes humilde, dáctilo. E ele vem respondendo à altura, incorporando linguagens de HPs e IBMs da vida. Não importa saber o que ou o quanto é um número. Dedinhos amestrados passaram a ser sinônimo de inteligência. Ai de nós! Deixamos a cabeça no automático e ela vai como pode; enquanto pode. Pensa de teimosa. Assim como todo o resto, inclusive o coração.
Por sua vez os nossos dedos, de tanto uso, fortaleceram-se. Tornaram-se rígidos, eretos e imponentes. Orgulhosos e arrogantes, andam racionais demais. Tão ocupados que foram perdendo suas capacidades mais primárias. Por exemplo:
- Fazer contas com auxílio do link natural, xingar no trânsito, roubar chantilly ou simplesmente fazer um carinho.
.
texto: paulo moreira

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Holocausto - O absurdo - O inimaginável

O Tavinho, do polo Araras, fez uma consulta sobre o tema "holocausto na 2ª Guerra Mundial". Devido à relevância do tema, resolvemos publicar e estender a dica de leitura a todos. Leitura e reflexão.
Pode parecer não adequado ao blog, mas a História não pode ser varrida para debaixo do tapete, como alguém já falou. E o mundo é o nosso lar. Fica aqui então, nossa dica ao Tavinho e a todos que compartilham desse sentimento de repúdio a absurdos como foi o holocausto. Existem momentos em que dá vontade pedir desculpas por pertencer à raça humana.
Algumas obras:

- O diário de Anne Frank - Anne Frank
Publicação autorizada pelo pai, Otto, dos escritos de Annelise Marie Frank, então com 13 anos, que ganhou um caderno que seria seu diário, e conta sua visão de adolescente sobre a guerra e seus horrores. A família Frank era alemã e foi vítima também do nazismo e anti-semitismo. Em livro e filme.

- A lista de Schindler - Thomas Keneally
A história que deu título ao filme. O dono de uma fábrica, na Polônia, que deu emprego a 1200 judeus e usava seu prestígio junto ao exército alemão para protegê-los do inferno nazista. Livro e Filme

- A guerra de Clara - Clara Kramer e Stephen Glantz
O relato de Clara sobre sua família e os anos em que ficaram enclausurados na casa de um semita, na Polônia, para fugir do exército alemão. Livro e Filme.

Repensar o passado, refletir sobre os erros, pode ajudar a construir um mundo melhor.
Universitário, não esqueça isso!
.
Saiba mais. Visite também os blogs: http://holocausto-doc.blogspot.com e http://hxr.vilabol.uol.com.br/menu.html
"O diário de Anne Frank" está disponível no nosso link de livros eletrônicos

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Grandezas - A matemática é mais humana do que aparenta

Iniciando as aulas de matemática, o empenho do professor Pedro Hiane em deixar claro que olhar números é uma coisa, analisar grandezas é outra – certamente nos fez refletir melhor, não apenas sobre matemática ou proporcionalidade, mas sobre o sentido humano do que dizia.
Certa vez, numa empresa em que trabalhei, havia uma questão num teste psicológico, que mostro a vocês:
Da afirmação -“TODOS OS HOMENS USAM SAPATOS”, podemos concluir que HOMENS GRANDES usam:
a) Sapatos pequenos
b) Sapatos
c) Sapatos grandes
d) Sapatos médios
e) Mulheres não usam sapatos
Nem é preciso dizer que, na pressa de responder, cravei a alternativa “C” e depois, desolado, descobri que meu concorrente no teste, possuía 1,90m e um pezinho de bailarina. Um pezinho 38 que, embora INVERSAMENTE PROPORCIONAL ao seu tamanho, levou-o imediatamente a responder “sapatos”. Aquele mini-pé de bailarina foi suficientemente bom para chutar a minha bunda e me tirar da parada.
Viram meu erro do raciocínio? Além de ingênua, minha razão direta, levou-me a um preconceito. Como bem disse o professor, precisamos guardar:
- Não misturem números com grandezas. AO PENSAR EM GRANDEZAS NÃO RELACIONEM COM NÚMEROS. Peguem uma referência e a ela relacionem cada coisa, em separado.
Nossa mente tem, por vezes, a mania de misturar as coisas e, aquilo que não condiz com o que é DIRETAMENTE PROPORCIONAL, temos uma tendência quase que natural de ignorar ou não aplicar o inverso.
Conclusão: Na vida temos que aprender a conviver com razões diretas ou inversas, usando o bom senso, que pode ser até matemático, de acordo com a situação. Mas sem deixar de ser humano. Proporções inversas não são, necessariamente, proporções inválidas.
Um Certo Homem, certa vez, ofereceu a outra face. E provou que saber identificar quando os atos devem ser DIRETA OU INVERSAMENTE PROPORCIONAIS é: inteligente, matematicamente correto; divina e humanamente grandioso.
Vale então lembrar:
Quanto MAIOR o amor recebido, MAIOR o amor a ser dedicado – DIRETAMENTE PROPORCIONAL
Quanto MENOR o amor recebido, ainda MAIOR o amor a ser dedicado – INVERSAMENTE PROPORCIONAL
A matemática é bem mais humana e sensível do que imaginamos. Resta-nos aprender a distinguir os fatores, bons ou ruins, e aplicar.
Até com números funciona, veja só!
Em qualquer caso e em qualquer situação, isso significa GRANDEZA.
.

texto: paulo moreira

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Alguém especial pediu pra postar

Boa noite a todos...

Primeiramente agradeço a Deus, pela oportunidade de trabalhar com pessoas maravilhosas como todos vocês de Administração N20.
A cada dia ou aula, aprendia mais e mais, afinal, eu tinha um privilégio de ter aproximadamente 50 professores diferentes... novos desafios e novas amizades.
Agradeço a todos vocês pela paciência e compreensão que tiveram comigo.
Foi um prazer enorme trabalhar com todos vocês e essa experiência nunca mais vou esquecer...

Desejos a todos sucesso.

Abraços,

Valdir Lussari.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Fim da valsinha das férias - Agora é pauleira!

crédito de imagem: conceição rodrigues (conça) - moçambique

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Alegria da Volta

Bom poder rever os amigos para mais uma jornada. Bom receber os novos acadêmicos. Ao pessoal da Uniderp e frequentadores do nosso blog, de todos os cursos, pólos e lugares - nossas boas-vindas! Sucesso a todos!
.
turma da administração - pólo Araras

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Um professor

Ser professor não basta. Tem que ter interesse pelo que e para quem explica, valorizando ambos e, assim, a si mesmo. Pesquisar para buscar o domínio sobre sua arte. A arte de transformar a eventual inexperiência numa oportunidade de compartilhar, pois ensinar não é ser o sabe-tudo. Quem bem ensina, sabe que muito aprende e, com a humildade dos grandes, aceita e transmite esse fato.
Bom professor não é papagaio de livros decorados, de falas feitas. Sabe que o importante não é comprar o bolo pronto - é ensinar a receita e fazer junto. Orientar é fazer com que os outros não vejam apenas um caminho, mas sim, vislumbrem possibilidades. É respeitar os limites de cada pessoa.
Ser amigo meio pai & mãe e possuir a paciência dos monges. Mostrar que é preciso sempre tentar. Tentar e errar, tentar até acertar, tentar e vencer. Plantar o futuro e saber que o resultado dessa prova pode demorar anos para ser conhecido.
Ensinar é provocar a ousadia do saber! Só professores especiais são lembrados por seus alunos. Seguem conosco pela vida inteira porque “ teachers never leave the kids alone”.
Por tudo isso, receba Valdir - nossa amizade, respeito e carinho. Porque, para aluno de administração, professor tem que ser assim:
- Uma Brastemp!
.
pessoal da administração - pólo Araras